Em clima de mistério, Bahia e Vitória duelam pela final do Baianão 2012
Tricolores e rubro-negros realizaram treinos secretos durante a semana e ainda tem times indefinidos para decisão do estadual
Em clima de mistério, Bahia e Vitória se enfrentam neste domingo, às 16h, no Barradão, para dar linhas finais ao Campeonato Baiano 2012. Treinos secretos e indefinição na escalação foram as armas escolhidas pelos dois times para a primeira partida da final do estadual, que terá a segunda partida decisiva no dia 13 deste mês, no Estádio de Pituaçu.
O principal objetivo do time do técnico Paulo Roberto Falcão é manter a vantagem conquistada ainda na fase de classificação. Primeiro colocado do Baianão, o Tricolor joga por dois empates. No entanto, os jogadores já deixaram claro que não pretendem entrar em campo para se defender. O plano é pressionar o Vitória desde os minutos iniciais para conquistar o triunfo e colocar uma mão na taça do estadual.
O Rubro-negro também tem como alvo encurralar o Bahia. Na última sexta-feira, o técnico interino Ricardo Silva adiantou que o time do Vitória partirá para o ataque com o intuito de reverter a vantagem tricolor. Marquinhos, ainda em recuperação de um problema muscular, não está disponível para o jogo, o que não impede o treinador de escalar o time para frente e projetar um duelo recheado de gols.
Vitória: O técnico Ricardo Silva adiantou que ainda tem dúvidas para escalar o time do Vitória. Desfalques dos últimos jogos, o zagueiro Gabriel Paulista e o lateral Romário estão recuperados de lesões musculares e à disposição do técnico interino Ricardo Silva. O goleiro Renan foi vetado no sábado por conta de uma lesão no joelho e Douglas volta a ser titular. A provável escalação do rubro-negro para o clássico decisivo é Douglas; Romário (Léo), Rodrigo (Gabriel Paulista), Victor Ramos e Wellington Saci; Uelliton, Michel, Geovanni e Pedro Ken; Tartá e Neto Baiano.
Bahia: Assim como fez nos últimos jogos, o técnico Paulo Roberto Falcão fez mistério nos treinos de preparação do Bahia para o primeiro Ba-Vi da final. Após uma semana de treinamento, o técnico não revelou qual time pretende mandar a campo. As dúvidas estão na lateral direita e no ataque. Na ala, Madson e Fabinho disputam a vaga. Na frente, Júnior, Zé Roberto e Hélder têm chance. Assim, o Bahia deve entrar em campo com: Marcelo Lomba; Fabinho (Madson), Rafael Donato, Titi e Gerley; Fahel, Fabinho, Morais e Gabriel; Júnior e Souza.
Vitória: Marqunhos machucado. Rildo suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Bahia: Coelho e Ávine machucados. Lulinha suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Vitória: Neto Baiano é o cara a ser marcado pela defesa do Bahia. O atacante rubro-negro balançou as redes em 29 oportunidades na temporada. Foram 25 gols só no Campeonato Baiano, marca que o colocou na briga para bater o recorde de Cláudio Adão, que no estadual de 1986 balançou as redes 27 vezes com a camisa do Bahia.
Bahia: Souza, o artilheiro do Bahia na temporada, está confirmado no ataque e com sede de gols. O atacante ficou afastado por três semanas por causa de um estiramento na coxa e só retornou ao time no último jogo, contra o Vitória da Conquista. Segundo ele, a partida serviu para ganhar ritmo de jogo e se garantiu 100% para o primeiro clássico da decisão.
Ricardo Silva, técnico interino do Vitória: “Eles têm a vantagem, mas isso não significa nada. A final será disputada em campo e temos amplas condições de ser campeões. Independente de jogar ou não pelo empate. Decisão se resolve em campo".
Paulo Roberto Falcão, técnico do Bahia: "Não vamos entrar com o regulamento debaixo do braço, não vamos entrar para nos defender. Vamos seguir o trabalho que está sendo feito há três meses. Temos uma vantagem, mas ela vai ser pensada após o primeiro jogo, respeitando o Vitória, mas nós temos condições de ganhar o jogo. Se a gente não ganha, a vantagem do empate passa a ser deles".
* Bahia e Vitória já se enfrentaram 19 vezes em finais de Campeonato Baiano. Sem contar finais de turno e quadrangulares, foram nove triunfos para cada lado e um título dividido, em 1999.
* Nestas decisões, o placar mais comum foi o de 2x1. O resultado se repetiu 12 vezes.
* As decisões foram disputadas no Campo da Graça, Fonte Nova, Barradão e Pituaçu.
06/05/2012 10h30 - Atualizado em 06/05/2012 10h30
Marcelo Lomba espera jogo aberto no Barradão
Goleiro do Bahia acredita que duelo no Barradão, neste domingo, 'será de igual para igual'
Depois de uma semana de muito treinamento e mistério por todo o lado a expectativa gira em torno de como Bahia e Vitória estarão dispostos em campo na tarde deste domingo. Com o melhor ataque da competição de um lado e o artilheiro do outro, o goleiro Marcelo Lomba não revelou a formação do Bahia e não se arriscou a adivinhar o rival, mas disse ter certeza que a busca pelo gol será uma constante no confronto desta tarde, às 16h (horário de Brasília), no Barradão.
Apesar de o Bahia ter a vantagem de poder atuar por dois empates para conquistar o título, o goleiro garante que o Tricolor não vai pensar na vantagem quando a bola rolar.
- Nosso time está sendo reconhecido por ter um futebol ofensivo, por fazer muitos gols. Independente de quem entrar em campo, o nosso pensamento vai ser de vencer a partida. A tendência é eles virem para cima da gente e vai ser um jogo de ataque dos dois lados. É um jogo de igual para igual – disse.
O goleiro lembrou que o Bahia fez a melhor campanha do Campeonato Baiano, mas que precisa manter o aproveitamento para encerrar o jejum de títulos da equipe. A última conquista foi no Campeonato do Nordeste de 2002.
- Bahia tem a melhor campanha, melhor ataque, mas futebol é assim. Agora é final. O Bahia está fazendo por merecer conquistar esse título, mas o futebol é decidido dentro de campo. O importante é o Bahia deixar essa vantagem guardada e jogar para vencer o Vitória – comentou.
Para conseguir o objetivo no primeiro jogo da final, Marcelo Lomba disse confiar no apoio do torcedor. Todos os 3.500 ingressos disponíveis para a torcida do Bahia foram vendidos em pouco mais de três horas.
- A torcida do Bahia sempre fez a diferença. Sempre nos apoiou, sempre encheu estádios. Agora não é diferente. A torcida tem total confiança no time e eu tenho certeza que ele vão ser o nosso 12º jogador. A gente vai ser minoria, mas os 3.500 que vão estar lá vão cantar de coração e passar energia para o time – disse o goleiro.
Falcão comandou coletivo no Fazendão
Técnico segue preparação para o Ba-Vi
Na manhã desta sexta-feira (04), o técnico Paulo Roberto Falcão comandou o penúltimo trabalho antes da partida de domingo contra o Vitória, às 16 horas, no Estádio Manoel Barradas.
O treinador preferiu fazer um treino fechado para imprensa e torcida, para poder ficar mais à vontade com o elenco. Com isso, Falcão realizou um treino coletivo, onde observou um provável time titular e corrigia o posicionamento dos jogadores.
O lateral-esquerdo William Matheus desceu para o campo novamente e treinou a parte com o preparador Igor Morena. O jogador se recondiciona fisicamente e realizou um circuito no gramado.
Na academia ficaram o lateral Ávine e o meia Jéferson, que trabalharam com o professor Luiz Napoleão
No final das atividades, o treinador trabalhou cruzamentos na área e finalizações.
O elenco foi liberado após o treino e se reapresenta às 22 horas, onde inicia a concentração para o clássico.
05/05/2012 10h06 - Atualizado em 05/05/2012 10h06
Souza vence eleição de gol mais bonito do Campeonato Baiano
Gol marcado no jogo contra o Itabuna, de cobertura, teve 37% dos votos